Lucero celebra os 35 anos do lançamento de Chispita



Hoje a novela infantil "Chispita" celebra 35 anos. Protagonizada pela atriz mexicana Lucero:

Maria Luisa (Angélica Aragón) e seu marido sofrem um terrível acidente, no qual o marido morre e ela perde a memória. Após o acidente, María Luisa não lembra que tem uma filha, Isabel (Lucerito), que se torna órfã e é levada para o orfanato do Pe. Eugenio (Gastón Tuset). Quando Isabel faz 10 anos, é adotada por Alexandre (Enrique Lizalde), homem respeitável, generoso, viúvo e com dois filhos: João Carlos e Lili (Usi Velasco). Quando Isabel é levada à casa, imediatamente se identifica com Glória (Alma Delfina), a empregada, que se torna sua grande amiga, assim como João Carlos, o que não acontece com Lili e Irene (Renata Flores), sua tutora, e as duas tornam a vida impossível para Isabel.

Poduzida por Valentín Pimstein, e foi exibida no El Canal de las Estrellas entre 15 de novembro de 1982 e 19 de agosto de 1983.
Foi exibida pelo SBT pela primeira vez entre 12 de março a 3 de novembro de 1984, em 172 capítulos.

Curiosidades:

No Brasil

Quando a novela foi exibida pela primeira vez, o sucesso foi estrondoso,ao ponto de que a emissora passava os capítulos a conta-gotas. Tanto que Chispita, mesmo sendo uma novela curta, ficou no ar de março a novembro de 1984, sendo exibida em dois horários. O desempenho da trama surpreendeu a própria Lucero, que confessou numa entrevista a Augusto Liberato, no Viva a Noite, em 1986 não imaginar que Chispita no Brasil teria a mesma repercussão no México. Já em 1992, a novela ficou no ar durante quatro meses, do início de agosto ao final de novembro, mas com exibição de uma hora.

A abertura original da novela é um plágio da abertura de Pai Herói, novela de Janete Clair, exibida pela Rede Globo em 1979. Nas duas aberturas, era feita a montagem de um quebra-cabeça, cuja gravura era uma criança em um bosque. Ao final, sempre faltava a peça que representa o pai ou a mãe. Havia ainda, nos dois casos, créditos em ângulos.
A Folha fez uma comparação política entre o programa de Paulo Maluf para as eleições gerais de 1989 e a novela, dizendo que ambas primavam baixo nível técnico.

Lucero ganhou um prêmio de melhor atriz infantil na premiação "TvyNovelas 1983".

Redes Sociais

Fã Clube:

Facebook (page) - /LuceroHogazaUniversal
Instagram: @LuceroHogazaUniversal1
Twitter: @LuceroHogazaUni
Youtube: Lucero Hogaza Universal
Site: www.lucerohogazauniversal.blogspot.com

LUCERO:

Facebook (page) - /LuceroMexico
Instagram: @LuceroMexico
Twitter: @LuceroMexico
Youtube: LuceroVevo
Site: www.lucero.com.mx